Sisos

Siso

O dente do siso é o último dente a nascer, por volta dos 16 aos 21 anos de idade e pode demorar vários anos até que nasça completamente. E em muitos casos eles não nascem mas também precisam ser removidos.

No entanto, é comum que o dentista indique a sua retirada através de uma pequena cirurgia.

Geralmente, o dentista recomenda a extração do dente do siso quando:

    • O dente não consegue sair da gengiva e está preso;
    • O dente está nascendo no ângulo errado, fazendo pressão sobre os outros dentes;
    • Não existe espaço suficiente na arcada para receber o novo dente;
    • O dente do siso tem cáries ou existe uma doença na gengiva.

A extração do siso deve ser sempre feita num consultório com sedação e anestesia local. Recomenda-se dieta líquida e pastosa por 5 a 7 dias, sendo que nas primeiras 24 hs deve ser fria. A recuperação completa da extração do dente do siso normalmente é em até 1 semana, mas esse período pode variar de acordo com a complexidade da cirurgia e da cicatrização do paciente.

Quando o siso inferior estiver em contato com um nervo da sensibilidade da boca, a Dra Fernanda realiza uma técnica para evitar danos a esse nervo. O nome é coronectomia e sua indicação é feita após da análise dos exames de radiografia e tomografia do dente.

Algumas verdades e alguns mitos sobre o dente do siso

O DENTE DO SISO SEMPRE NASCE – MITO

Nem sempre, em muitos casos, os dentes ficam dentro da gengiva e não irrompem. Além disso, há pessoas que nascem sem o germe dentário do siso (estrutura que possibilita o nascimento de qualquer dente).

POSSO EXTRAIR O DENTE DO SISO A QUALQUER MOMENTO – MITO

Não, especialistas apontam que a idade ideal para a retirada do dente do siso é entre 15 e 18 anos. Além disso, extrações após os 30 anos podem ser mais complexas devido a calcificação do dente. De todo modo, só um dentista poderá avaliar com precisão o período ideal para a extração.

TODO MUNDO PRECISA EXTRAIR O SISO – MITO

Nem todo mundo. Quando os dentes do siso não comprometem a arcada dentária, nem causam dor ou desconforto no paciente, pode não ser necessária a extração.

NÃO PRECISO AGUARDAR OS SISOS NASCEREM PARA EXTRAÍ-LOS – VERDADE

Na verdade, muitos dentistas recomendam que a avaliação e retirada dos sisos seja feita antes do nascimento dos dentes, período em que a raiz e a parte óssea são mais maleáveis.

Remover o siso em contato com o nervo deixa a boca torta – mito

O nervo envolvido é da sensibilidade. A sequela é o paciente perder a sensibilidade como se estivesse anestesiado. A Dra Fernanda realiza a técnica de coronectomia que evita essa perda de sensibilidade no lábio e queixo.

Clique a baixo para ver um documento que responde varias dúvidas que voce pode ter sobre Extração de siso!

Ainda tem dúvidas? Fale conosco!

Assista aos vídeos e aprenda mais