O que é ATM?
A ATM é a articulação temporomandibular que liga o mandíbula ao crânio, e é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca. A articulação possui diversos músculos, tendões e meniscos, ajudando na movimentação e proteção da mandíbula.
É a única articulação do corpo interligada, onde a esquerda mexe junto com a direita, por isso, é de extrema importância para a qualidade de vida que sua funcionalidade esteja correta.
O que é DTM?
A sigla DTM significa: disfunção da articulação do temporomandibular, quando ocorre um distúrbio na articulação, podendo ser uma inflamação ou lesão na área, gerando dores, e as vezes barulhos, para movimentar a mandíbula nas atividade do dia a dia, como: mastigar, falar, bocejar e outras funções.
A disfunção de ATM pode acontecer por diversos fatores, entre eles estão:
- Bruxismo (apertar ou ranger os dentes durante o sono);
- Traumatismo locais (na região da ATM);
- Doenças auto-imunes ou reumatológicas
- Artrite e artrose;
- Entubamento para cirurgias;
- Endoscopia;
- Próteses mal colocadas ou gastas;
- Mordida torta (má oclusão);
- Ausência dentária (falta de dentes);
Qual a relação do bruxismo e a disfunção temporomandibular (DTM)?
O bruxismo é caracterizado por um distúrbio que ocorre durante o sono ou durante o dia (vigília), onde o indivíduo aperta ou range os dentes dormindo. A ação desencadeia maior tensão de toda a musculatura da face e pode resultar em dores fortes ao abrir e fechar a boca, que mais comumente é relatado ao acordar.
Essa tensão pode comprimir a Articulação e causar problemas internos com dificuldade de lubrificação, deslocamento do disco. Podendo romper ligamentos da ATM também.
Quais os sintomas da DTM?
Os sintomas da disfunção de temporomandibular (DTM) são múltiplos, para identificá-los fique atento aos sinais do corpo:
- Dores para abrir e fechar a boca (de forma moderada ou aguda);
- Dores para mastigar alimentos ou falar;
- Travamento da mandíbula (limitação na hora de mastigar ou falar);
- Rigidez mandibular e espasmos;
- Sons de estalos ou sensação de raspagem na mandíbula ao abrir e fechar a boca;
- Dores de cabeça, nas regiões como têmpora e testa;
- Dores na nuca (atrás do pescoço) e nos ombros;
- Dores ou zumbido nos ouvidos;
- Tonturas e vertigens;
- Desgastes dos dentes;
- Mudança de oclusão dentária (alteração na mordida).
Os sintomas podem gerar irradiação da dor para diversas partes do corpo, variando a intensidade conforme a gravidade da lesão na ATM.
Atenção! O diagnóstico deve ser sempre feito por um profissional bucomaxilofacial, que irá avaliar o quadro clínico através de exames físicos, e quando necessário solicitará a ressonância magnética (RM) e/ou tomografia computadorizada (TC) para verificação do nível da lesão.
Alguns pacientes possuem vários problemas associados e que devem ser considerados nesta análise.
Quais as formas de tratamento para a DTM?
Estudos apontam que até 75% dos brasileiros já sofreram com a disfunção, algo mais comum visto na vida das pessoas durante a última década, principalmente por decorrência de ansiedade e estresse na rotina.
E na pandemia observamos um aumento significativo dos casos.
Para tratamento da disfunção temporomandibular (DTM), é orientado em primeiro momento algumas soluções terapêuticas de relaxamento para o paciente e alívio da tensão local:
- Fazer exercícios de relaxamento (meditação e controle da respiração);
- Práticas de exercícios físicos (para alívio da carga de estresse e tensão corporal);
- Fazer massagens na região da ATM (realizada por um profissional fisioterapeuta especializado);
- Alongamentos para as regiões do pescoço e ombros (para alívio de tensão local);
- Restringir alimentos duros ou chicletes (durante o período de recuperação mandibular);
- Em casos de dores intensas, usar compressas mornas na região da ATM;
- Terapia (para acompanhamento psicológico);
- Placas bucais (aparelhos que ajudam a minimizar a tensão entre os dentes);
Em alguns casos, pode ser orientado também pelo profissional o uso de medicamentos como: analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares e a aplicação de injeções de corticosteróides para alívio da dor e da inflamação ocasionada.
Pode-se, também, indicar laserterapia, acumpuntura, fisioterapia especializada e avaliação e tratamento com reumatologista.
As soluções acima podem não curar a DTM, apenas minimizar as dores por um período, por isso, é muito importante consultar um especialista para avaliar seu quadro clínico e orientar a melhor forma de tratamento.
Sempre se explica que todo paciente de DTM é um paciente controlado e que precisa de cuidados contínuos.
Cirurgia de articulação temporomandibular (ATM).
Para alguns casos, quando todos os métodos não invasivos não apresentarem progresso ou melhora significativa dos sintomas, pode ser indicado pelo profissional bucomaxilo a realização de procedimentos minimamente invasivos intra-articulares. Os mais comuns são aplicação de lubrificantes, lavagem da articulação e cirurgia por vídeo (artroscopia de ATM).
Alguns casos podem necessitar de uma pequena incisão próxima da orelha, que resulta em uma cicatriz praticamente invisível, e o procedimentos de reposicionamento do disco (menisco). Mas cada caso é único e, inclusive atualmente podemos realizar esse procedimento também por vídeo (artroscopia de ATM).
A cirurgia é realizada para a correção de alguma disfunção ocasionada na ATM.
Procure sempre um profissional capacitado para a realização de qualquer diagnóstico e prescrição de tratamento.